Quero alertar todos os amigos (as) que fiquem atentos com as compras feitas na internet nós site http://www.pank.com.br e no http://moip.com.br, eles não estão cumprindo com as proposta anunciadas. Hoje 26/03/2012 tive e uma audiência no fórum de Santana, onde também compareceu, Moip que é responsável pelos pagamentos do site Pank, ela não quis se responsabilizar pela devolução do pagamento de tablet que comprei no mês 09. 2011, e entregando outro produto não identificado que nem eles saber falar que produto é aquele, isso a depois de varias reclamações ( 05 meses esperando o produto) . Como não teve acordo agora ficar sobre o juiz resolver na próxima audiência.
segunda-feira, 26 de março de 2012
quinta-feira, 8 de março de 2012
À Você Mulher!
.
(G.Quablini)

Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.
G.Quablini
Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.
Origem
A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iorque, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913).O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América[2], em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York[carece de fontes?].
Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.
No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.[4]
Poucos dias depois, a 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo, de modo que esse episódio é, com frequência, erroneamente considerado como a origem do Dia Internacional da Mulher.[5]
Em 1915, Alexandra Kollontai organizou uma reunião em Christiania (atual Oslo), contra a guerra. Nesse mesmo ano, Clara Zetkin faz uma conferência sobre a mulher.
Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro. Leon Trotsky assim registrou o evento: “Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.[6]

Berlim Oriental, Unter den Linden, (1951). Retratos de líderes da Internationalen Demokratischen Frauen-Föderation (IDFF), na 41°edição do Dia Internacional da Mulher.
Na Tchecoslováquia, quando o país integrava o Bloco Soviético (1948 - 1989), a celebração era apoiada pelo Partido Comunista. O MDŽ (Mezinárodní den žen, "Dia Internacional da Mulher" em checo) era então usado como instrumento de propaganda do partido, visando convencer as mulheres de que considerava as necessidades femininas ao formular políticas sociais. A celebração ritualística do partido no Dia Internacional da Mulher tornou-se estereotipada. A cada dia 8 de março, as mulheres ganhavam uma flor ou um presentinho do chefe. A data foi gradualmente ganhando um caráter de paródia e acabou sendo ridicularizada até mesmo no cinema e na televisão. Assim, o propósito original da celebração perdeu-se completamente. Após o colapso da União Soviética, o MDŽ foi rapidamente abandonado como mais um símbolo do antigo regime.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960, sendo, afinal, adotado pelas Nações Unidas, em 1977.
Também chamado por dia Internacional da Mulher foi :
África do Sul, Albânia, Argélia, Argentina, Arménia, Azerbaijão, Bangladesh, Bélgica, Bielorrússia, Butão, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bulgária, Burkina Faso, Cambodja, Camarões, Chile, China, Colômbia, Croácia, Cuba, Chipre, Equador, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Dinamarca, Finlândia, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Ilha de Formosa, Índia, Itália, Islândia, Israel, Laos, Letónia, Lituânia, Cazaquistão, Kosovo, Quirguistão, Macedónia, Malta, México, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Nepal, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia, Síria, Tadjiquistão, Turquia, Turquemenistão, Ucrânia, Uzbequistão, Vietname, Zâmbia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher
quinta-feira, 1 de março de 2012
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
A importância do Brincar nos Hospitais:
As brinquedotecas começaram a surgir no Brasil a partir dos anos 80. Ela é um espaço criado com objetivo de proporcionar estímulos para que a criança possa brincar livremente, ampliando assim, o seu desenvolvimento emocional, cognitivo, psíquico físico, social e psicomotor. Neste contexto, a brinquedoteca tem por implicação a valorização da atividade lúdica, sabendo ser esta uma necessidade para a formação efetiva da criança.
O lúdico visa ampliar o conhecimento do ser humano de forma prazerosa e significativa, tornando a atividade atrativa e interessante, não somente na infância. O desenvolvimento do ser humano é um processo complexo e contínuo, que precisa receber estímulos para aperfeiçoar-se e evoluir. Desde que somos concebidos recebemos influências externas que são fundamentais para a formação humana, estas podem ser positivas ou não, depende do meio social que pertencemos. Nesse sentido complementam SANTOS (p. 08, 2001):
Aos dois meses, o feto é capaz de perceber o mundo fora do útero, começando a ter as primeiras sensações táteis e a sentir o contato da mãe. Ansiedade, nervosismo, depressão, amor e carinho são transmitidos através dos hormônios. Portanto, toda a situação emocional da mãe atinge diretamente o feto.
Sabendo da importância dos estímulos no desenvolvimento do ser humano, onde o brincar faz parte da vida e é fundamental para potencializar a mente humana, pois, o cérebro do homem é constituído pelo hemisfério esquerdo e direito. Sendo o esquerdo responsável pela razão, é o lado crítico, investigador e disciplinado. Já o lado direito é predominado pela emoção, quando este lado é utilizado a pessoa inova, estabelece conceitos, brinca, experimenta e interage. Ambos os hemisférios são importantes, tanto o lado direito quanto o esquerdo, eles não funcionam isoladamente, afinal o homem busca um equilíbrio entre a razão e a emoção. Porém, o ser humano usa muito pouco o lado direito responsável pela emoção, pelo prazer que são fundamentais para a ludicidade fluir naturalmente.
Percebendo a extrema importância do lúdico no desenvolvimento do ser humano e sabendo da rápida transformação da sociedade no contexto atual, a ludicidade vem ganhando espaço, pois cada vez mais busca-se a equilibrarão entre razão e emoção. O lúdico é uma nova ciência que vem ganhando força e admiradores na atualidade, porém a educação, por via da ludicidade, propõe uma nova postura e preparação dos profissionais, pois se faz necessário um aprofundamento para ter-se compreensão e clareza do que se quer atingir.
Tendo em vista a importância do lúdico no desenvolvimento humano, e sabendo que a ludicidade deve estar presente desde o inicio da vida, somando-se a isto o sofrimento de uma criança que precisa ficar internada em um leito de hospital, surge a brinquedoteca no ambiente hospitalar, visando sanar um pouco a dor das crianças internadas. Pois como diz SANTOS (p. 21, 1997):
Brinquedoteca é um espaço para brincar. Não é preciso mais objetivos, é preciso valorizar a ação da criança que brinca, é preciso transcender o visível e pressentir a seriedade do fenômeno. Se a relação entre a Receracionista e a Of. Sócio- Cultural e as crianças for correta, se tiverem a dimensão que podem e devem ter, resultados surpreendentes irão acontecer.
A atividade lúdica vem ganhando reconhecimento em espaços diversos, um deles é o ambiente hospitalar, pois a pessoa internada seja criança ou não, está frágil e precisa de uma motivação para tentar contornar a situação vivenciada. Através da brincadeira, do jogo, a pessoa se descontrai, sorri, cria e inova, esquecendo, por alguns instantes, da dor que está vivenciando, pois “o lazer é um aspecto e uma maneira de realização do homem, completando sua vida, sendo essencial para sua plenitude e desenvolvimento.” (Santos p.88, 2001).
Pensando e sabendo da importância da brinquedoteca na vida de uma criança e associando este espaço de prazer com um ambiente nem tão agradável assim, como o ambiente hospitalar, criamos o Projeto Pedagogia Hospitalar: um espaço para construção do conhecimento, cuja proposta tem como objetivo maior ampliar o espaço de atuação do Pedagogo para além do espaço escolar, articulando a formação profissional à construção do conhecimento propostos pelos objetivos de ensino, pesquisa extensão universitária através da prestação de serviços à comunidade hospitalar do Hospital de Caridade de Santiago – HCS.
A criança internada esta debilitada física e emocionalmente, pois teve que deixar à família, os amigos, a escola para ficar em um local estranho a sua rotina habitual. Nesse sentido, a brinquedoteca hospitalar visa sanar um pouco a dor desta criança internada, proporcionando-a momentos de alegria, descontração, prazer e conhecimento, através da socialização com outras crianças na mesma situação, na construção de jogos educativos referentes à sua faixa etária, na leitura de histórias e brincadeiras livres. Afinal, “o brincar representa um fator de grande importância na socialização da criança, pois é brincando que o ser humano se torna apto a viver numa ordem social e num mundo culturalmente simbólico.” (Santos p. 79, 2001).
O Pedagogo está ampliando cada vez mais seu campo de atuação, deixando de limitar-se somente ao ambiente escolar. A Pedagogia engloba diversas áreas do conhecimento, trabalhando em conjunto com outras dimensões educativas, tendo como objetivo maior a qualidade na educação. Portanto, e devido a isso, o pedagogo esta expandindo seu campo de trabalho proporcionando novos espaços educativos. Afinal, a educação não ocorre somente na escola, ela existe em vários setores da sociedade desde o momento que o individuo nasce.
Com isso, é preciso sonhar e buscar novos horizontes, almejar novos ideais, visando uma educação humanizadora em diferentes contextos sociais. Essa ideia pode ser complementada com a fala de FREIRE (p. 29, 2001):
Sonhar é imaginar horizontes de possibilidades; sonhar coletivamente é assumir a luta pela construção das condições de possibilidade. A capacidade de sonhar coletivamente, quando assumida na opção pela vivência da radicalidade de um sonho comum, constitui atitude de formação que se orienta não apenas por acreditar que as situações-limite podem ser modificadas, mas fundamentalmente, por acreditar que essa mudança se constrói constante e coletivamente no exercício critico de desvelamento dos temas-problemas sociais que as condicionam. O ato de sonhar coletivamente, na dialeticidade da denuncia e do anuncio e na assunção do compromisso com a construção dessa superação, carrega em si um importante potencial (trans) formador que produz e é produzido pelo inédito viável, visto que o impossível se faz transitório na medida em que assumimos coletivamente a autoria dos sonhos possíveis.
Nesse sentido, o Projeto pedagogia Hospitalar: um espaço para a construção do conhecimento tornou-se um sonho possível. Um espaço que foi conquistado e está se fortalecendo dentro do ambiente hospitalar, com coragem e determinação, visando um ideal e com trabalho em conjunto é possível mudar a educação e levá-la cada vez mais a diferentes contextos.
Concomitante a isso, uma educação lúdica e humanizadora, onde haja interação, troca, carinho e ampliação do conhecimento intelectual e emocional, este novo campo de atuação do pedagogo tem tudo para ampliar-se e proporcionar muitas aprendizagens significativas para organizadores e participantes. Afinal, a alegria, a magia, o encanto estarão sempre norteando, não somente as crianças, mas todos aqueles que considerem e acreditam que o lúdico sinaliza um mundo melhor, mais colorido e mais humano.
O lúdico visa ampliar o conhecimento do ser humano de forma prazerosa e significativa, tornando a atividade atrativa e interessante, não somente na infância. O desenvolvimento do ser humano é um processo complexo e contínuo, que precisa receber estímulos para aperfeiçoar-se e evoluir. Desde que somos concebidos recebemos influências externas que são fundamentais para a formação humana, estas podem ser positivas ou não, depende do meio social que pertencemos. Nesse sentido complementam SANTOS (p. 08, 2001):
Aos dois meses, o feto é capaz de perceber o mundo fora do útero, começando a ter as primeiras sensações táteis e a sentir o contato da mãe. Ansiedade, nervosismo, depressão, amor e carinho são transmitidos através dos hormônios. Portanto, toda a situação emocional da mãe atinge diretamente o feto.
Sabendo da importância dos estímulos no desenvolvimento do ser humano, onde o brincar faz parte da vida e é fundamental para potencializar a mente humana, pois, o cérebro do homem é constituído pelo hemisfério esquerdo e direito. Sendo o esquerdo responsável pela razão, é o lado crítico, investigador e disciplinado. Já o lado direito é predominado pela emoção, quando este lado é utilizado a pessoa inova, estabelece conceitos, brinca, experimenta e interage. Ambos os hemisférios são importantes, tanto o lado direito quanto o esquerdo, eles não funcionam isoladamente, afinal o homem busca um equilíbrio entre a razão e a emoção. Porém, o ser humano usa muito pouco o lado direito responsável pela emoção, pelo prazer que são fundamentais para a ludicidade fluir naturalmente.
Percebendo a extrema importância do lúdico no desenvolvimento do ser humano e sabendo da rápida transformação da sociedade no contexto atual, a ludicidade vem ganhando espaço, pois cada vez mais busca-se a equilibrarão entre razão e emoção. O lúdico é uma nova ciência que vem ganhando força e admiradores na atualidade, porém a educação, por via da ludicidade, propõe uma nova postura e preparação dos profissionais, pois se faz necessário um aprofundamento para ter-se compreensão e clareza do que se quer atingir.
Tendo em vista a importância do lúdico no desenvolvimento humano, e sabendo que a ludicidade deve estar presente desde o inicio da vida, somando-se a isto o sofrimento de uma criança que precisa ficar internada em um leito de hospital, surge a brinquedoteca no ambiente hospitalar, visando sanar um pouco a dor das crianças internadas. Pois como diz SANTOS (p. 21, 1997):
Brinquedoteca é um espaço para brincar. Não é preciso mais objetivos, é preciso valorizar a ação da criança que brinca, é preciso transcender o visível e pressentir a seriedade do fenômeno. Se a relação entre a Receracionista e a Of. Sócio- Cultural e as crianças for correta, se tiverem a dimensão que podem e devem ter, resultados surpreendentes irão acontecer.
A atividade lúdica vem ganhando reconhecimento em espaços diversos, um deles é o ambiente hospitalar, pois a pessoa internada seja criança ou não, está frágil e precisa de uma motivação para tentar contornar a situação vivenciada. Através da brincadeira, do jogo, a pessoa se descontrai, sorri, cria e inova, esquecendo, por alguns instantes, da dor que está vivenciando, pois “o lazer é um aspecto e uma maneira de realização do homem, completando sua vida, sendo essencial para sua plenitude e desenvolvimento.” (Santos p.88, 2001).
Pensando e sabendo da importância da brinquedoteca na vida de uma criança e associando este espaço de prazer com um ambiente nem tão agradável assim, como o ambiente hospitalar, criamos o Projeto Pedagogia Hospitalar: um espaço para construção do conhecimento, cuja proposta tem como objetivo maior ampliar o espaço de atuação do Pedagogo para além do espaço escolar, articulando a formação profissional à construção do conhecimento propostos pelos objetivos de ensino, pesquisa extensão universitária através da prestação de serviços à comunidade hospitalar do Hospital de Caridade de Santiago – HCS.
A criança internada esta debilitada física e emocionalmente, pois teve que deixar à família, os amigos, a escola para ficar em um local estranho a sua rotina habitual. Nesse sentido, a brinquedoteca hospitalar visa sanar um pouco a dor desta criança internada, proporcionando-a momentos de alegria, descontração, prazer e conhecimento, através da socialização com outras crianças na mesma situação, na construção de jogos educativos referentes à sua faixa etária, na leitura de histórias e brincadeiras livres. Afinal, “o brincar representa um fator de grande importância na socialização da criança, pois é brincando que o ser humano se torna apto a viver numa ordem social e num mundo culturalmente simbólico.” (Santos p. 79, 2001).
O Pedagogo está ampliando cada vez mais seu campo de atuação, deixando de limitar-se somente ao ambiente escolar. A Pedagogia engloba diversas áreas do conhecimento, trabalhando em conjunto com outras dimensões educativas, tendo como objetivo maior a qualidade na educação. Portanto, e devido a isso, o pedagogo esta expandindo seu campo de trabalho proporcionando novos espaços educativos. Afinal, a educação não ocorre somente na escola, ela existe em vários setores da sociedade desde o momento que o individuo nasce.
Com isso, é preciso sonhar e buscar novos horizontes, almejar novos ideais, visando uma educação humanizadora em diferentes contextos sociais. Essa ideia pode ser complementada com a fala de FREIRE (p. 29, 2001):
Sonhar é imaginar horizontes de possibilidades; sonhar coletivamente é assumir a luta pela construção das condições de possibilidade. A capacidade de sonhar coletivamente, quando assumida na opção pela vivência da radicalidade de um sonho comum, constitui atitude de formação que se orienta não apenas por acreditar que as situações-limite podem ser modificadas, mas fundamentalmente, por acreditar que essa mudança se constrói constante e coletivamente no exercício critico de desvelamento dos temas-problemas sociais que as condicionam. O ato de sonhar coletivamente, na dialeticidade da denuncia e do anuncio e na assunção do compromisso com a construção dessa superação, carrega em si um importante potencial (trans) formador que produz e é produzido pelo inédito viável, visto que o impossível se faz transitório na medida em que assumimos coletivamente a autoria dos sonhos possíveis.
Nesse sentido, o Projeto pedagogia Hospitalar: um espaço para a construção do conhecimento tornou-se um sonho possível. Um espaço que foi conquistado e está se fortalecendo dentro do ambiente hospitalar, com coragem e determinação, visando um ideal e com trabalho em conjunto é possível mudar a educação e levá-la cada vez mais a diferentes contextos.
Concomitante a isso, uma educação lúdica e humanizadora, onde haja interação, troca, carinho e ampliação do conhecimento intelectual e emocional, este novo campo de atuação do pedagogo tem tudo para ampliar-se e proporcionar muitas aprendizagens significativas para organizadores e participantes. Afinal, a alegria, a magia, o encanto estarão sempre norteando, não somente as crianças, mas todos aqueles que considerem e acreditam que o lúdico sinaliza um mundo melhor, mais colorido e mais humano.
domingo, 29 de janeiro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)