sábado, 4 de junho de 2011

05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

                   
   Nenhum país deve falar, agir a favor e respeitar tanto o meio ambiente como o Brasil. Aqui se tem as florestas mais densas do mundo, uma rica fauna, rios caudalosos e um clima bastante variado.


Aqui agora está dando para ter terremotos, mudanças climáticas bruscas e uma desordem natural que nos leva a refletir sobre como devemos agir para salvar a natureza.

O Brasil tem a maior floresta tropical do mundo, com 6,6 milhões de km² espalhados pelos países da América latina, a Amazônia, que é um grande espaço verde que tem umidade, mas que em outros pontos, neste mesmo país, há terras secas, matas firme, cerrados, savanas e manguezais. Seus rios juntos somam um quinto da água doce do planeta.


No Brasil também há uma grande biodiversidade conhecida com espécies raras de animais só vistas aqui, na Amazônia. Estudiosos afirmam que a riqueza é tamanha a ponto de somente 10% das espécies serem conhecidas.

A floresta amazônica é conhecida no mundo todo. Ela é considerada como o “pulmão do mundo” devido aos fungos e plantas que lá existem. Tudo isso faz com que o Brasil seja assim como é o país do futebol também o país do meio ambiente.

Ser o país do meio ambiente reflete não apenas em ter uma vasta cadeia ecológica, isso requer também, por parte da sua população, acordar e fazer planos com urgência para proibir coibir atos nocivos como o desmatamento, e queimadas.

O meio ambiente do Brasil e do mundo clamam por socorro. A água está acabando, as árvores retiradas para ganas comerciais, produtos que ainda não possuem o destino certo e assolam a natureza. Tudo isso tem contribuído para a degradação do verde do mundo e com isso, uma série de mazelas naturais que prejudicam o homem.

Veja isso com essa retrospectiva no tempo. As recentes enchentes ocorridas na cidade de São Paulo foram por causa da obstrução das galerias pluviais pelo lixo jogado nas ruas pela população. Isso por que se alimentou a mania de livrar-se do lixo de forma inadequada jogando-o simplesmente na rua.

Com isso, entende-se que pensar o meio ambiente e fazê-lo melhor é pensar também nas atitudes que devemos tomar em nosso cotidiano. Ser o país do meio ambiente é ser uma nação cuja população entende, acorda e age em favor das questões ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário