O desenvolvimento social das crianças é um assunto importante e deve ser tratado de forma adequada, pois a criança que vive em comunidade adquire valores de grupo.
A brinquedoteca no ambiente hospitalar
tem função primordial e reconhecida no
restabelecimento da saúde do pequeno paciente, por se constituir em um
recurso de potencialização da continuidade do processo de desenvolvimento
infanto-juvenil, uma vez que a criança e o adolescente poderão explorar
um ambiente que, ao contrário do ambiente hospitalar, lhe parece
familiar e acolhedor.
Segundo o Dr. Brian Sutton Smith, autoridade em desenvolvimento infantil
do Departamento de Educação da Universidade da Pensilvânia, os brinquedos
são tão importantes no brincar quanto os livros no estudar.
Os brinquedos dão as crianças á oportunidade de dominar e controlar o ambiente,
e criar outros mundos imaginários. Brincando, as crianças constroem seu
próprio mundo e os brinquedos são as ferramentas que contribuem para
esta construção.
Afirma Piaget (1976) a atividade lúdica é o berço obrigatório das
atividades intelectuais da criança.
Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar
energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento
intelectual.
As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao
desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de
auto-expressão..
Também, em contato com os brinquedos e as atividades programadas, os pacientes
podem se tornar participantes ativos do processo de reabilitação, em que
pese a maior aceitação da situação de hospitalização, maior propensão a
aderir ao tratamento e o incremento da confiança na equipe de saúde.
É com os brinquedos que elas começam a desenvolver sua criatividade e sua
habilidade para mudar o futuro. Quando as crianças têm oportunidade de
brincar, vivem uma experiência que enriquece sua sociabilidade e sua capacidade
de se tornarem seres humanos criativos.
Os brinquedos fazem com que as crianças compreendam que o mundo está cheio
de possibilidades e que eles, brinquedos, simbolizam as oportunidades de
expansão da criatividade do homem.
Baseando-se nestas afirmações, se faz necessário chamar a atenção dos
profissionais da saúde do setor hospitalar para a implantação da brinquedoteca,
como tentativa de tornar o setor infantil, Pediatria, um lugar menos
hostil e mais aconchegante, aliviando as angustia e favorecendo a recuperação.
Neste ponto, a brincadeira tem participação especial. No intuito de
valorizar a brincadeira e fazer dela um ponto importante no
desenvolvimento infantil, surge a Brinquedoteca, ajudando a suprir a
necessidade de um espaço onde à criança possa se integrar socialmente e
vivenciar atividades em um ambiente repleto de ludicidade.
É possível, também associar o aparecimento da brinquedoteca como
resultado de uma sociedade que teve de abolir a rua como local de encontro
e brincadeira de crianças.
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