sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

As Contribuições da Brinquedoteca no Hospital !



O desenvolvimento social das crianças é um assunto importante e deve ser tratado de forma adequada, pois a criança que vive em comunidade adquire valores de grupo.
A brinquedoteca no ambiente hospitalar tem função primordial e reconhecida no restabelecimento da saúde do pequeno paciente, por se constituir em um recurso de potencialização da continuidade do processo de desenvolvimento infanto-juvenil, uma vez que a criança e o adolescente poderão explorar um ambiente que, ao contrário do ambiente hospitalar, lhe parece familiar e acolhedor.

Segundo o Dr. Brian Sutton Smith, autoridade em desenvolvimento infantil do Departamento de Educação da Universidade da Pensilvânia, os brinquedos são tão importantes no brincar quanto os livros no estudar.

Os brinquedos dão as crianças á oportunidade de dominar e controlar o ambiente, e criar outros mundos imaginários. Brincando, as crianças constroem seu próprio mundo e os brinquedos são as ferramentas que contribuem para esta construção.
Afirma Piaget (1976)  a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades  intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
 As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de auto-expressão..
Também, em contato com os brinquedos e as atividades programadas, os pacientes podem se tornar participantes ativos do processo de reabilitação, em que pese a maior aceitação da situação de hospitalização, maior propensão a aderir ao tratamento e o incremento da confiança na equipe de saúde.
É com os brinquedos que elas começam a desenvolver sua criatividade e sua habilidade para mudar o futuro. Quando as crianças têm oportunidade de brincar, vivem uma experiência que enriquece sua sociabilidade e sua capacidade de se tornarem seres humanos criativos.
Os brinquedos fazem com que as crianças compreendam que o mundo está cheio de possibilidades e que eles, brinquedos, simbolizam as oportunidades de expansão da criatividade do homem.
Baseando-se nestas afirmações, se faz necessário chamar a atenção dos profissionais da saúde do setor hospitalar para a implantação da brinquedoteca, como tentativa de tornar o setor infantil, Pediatria, um lugar menos hostil e mais aconchegante, aliviando as angustia e favorecendo a recuperação.
Neste ponto, a brincadeira tem participação especial. No intuito de valorizar a brincadeira e fazer dela um ponto importante no desenvolvimento infantil, surge a Brinquedoteca, ajudando a suprir a necessidade de um espaço onde à criança possa se integrar socialmente e vivenciar atividades em um ambiente repleto de ludicidade.
É possível, também associar o aparecimento da brinquedoteca como resultado de uma sociedade que teve de abolir a rua como local de encontro e brincadeira de crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário