domingo, 20 de março de 2011

Brincar


É no brincar que a criança interioriza o mundo que a cerca, e na troca com outros sujeitos se constitui como pessoa através da assimilação da realidade.
Portanto, brinquedos e jogos têm dupla função, a de consolidar os esquemas já formados e proporcionar prazer e equilíbrio emocional à criança, porque o ato de brincar e jogar educa e faz parte da vida.
É importante ressaltar que o brinquedo não possui, somente, uma dimensão subjetiva. Possui também uma dimensão social arraigada de valores sociais, políticos, morais e culturais variantes, de acordo com as referências que orientam e determinam um grupo.
O brinquedo não beneficia somente a quem está internado no hospital, mas a todos os envolvidos, principalmente, os familiares exercendo um efeito terapêutico, porque deslocam por algum tempo, o foco do seu pensamento para algo além da doença. O brincar no ambiente hospitalar entre pais, filhos e amigos privilegia a integração e a resiliência familiar.                                                                                                         Celeste Lima

Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário