segunda-feira, 25 de junho de 2012

25 de junho de 1975 proclamou"se independencia total e completa de Moçambique.




A independência de Moçambique. Foi a 25 de Junho de 1975 que Samora Moisés Machel, proclamou solenemente a independência total e completa de Moçambique, acabando pondo fim a um longo período de saque da riqueza moçambicana, de destruição da cultura e valores, de abusos, arbitrariedades e humilhações. Foram quinhentos anos de colonização portuguesa. 

Tudo aconteceu. Agora, para alem de independência nacional (é só política), o país está em paz e é exemplo quase mundial de Paz.A paz e democracia que se vivem no País são factores atractivos para investidores e turistitas pensarem em cá investirem. 

É nessa perspectiva que o distrito de Morrumbene, aqui na Província costeira de Inhambane está a preparar a conferencia distrital de Investidores a realizar se ainda este ano. Tudo veio a calhar, 25 de Junho é dia da Independência Nacional e 26 (dia seguinte) é o dia que se comemora a elevação de Morrumbene á categoria de Vila. 

Há, no entanto uma questão sobre a independência de Moçambique, talvez de muitos Países africanos. A independência é apenas política como antes disse. Continuamos presos á cultura, moeda, usos e costumes estrangeiros. A nossa identidade de moçambicanidade está quase perdida. Só se ouve musica estrangeira, comida estrangeira, produtos estrangeiros e acima de tudo, os nossos ricos valores morais e culturais estão a degradar, apesar de muitos esforços feitos no sentido de resgatá-los. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário